Moema - Origens

- Quem somos nós?

- De onde viemos?

Ah! Meu filho, desde que o mundo tem sido mundo, a humanidade tem feito essas perguntas às estrelas do céu. Os homens sábios da antiguidade ficaram sem as respostas e, os homens de hoje, apesar de terem ido à lua, também não sabem, ainda, como responder a essas perguntas”.

O Reinado e suas Guardas do Rosário

A festa do Reinado do Rosário é o maior evento cristão-popular do centro-oeste de Minas Gerais e teve suas origens nos antigos reinos do Congo, Angola e Moçambique, remontando aos anos quinhentos quando foram readaptados e aceitos por esses países africanos. No Brasil, essa tradição tem registros desde os anos seiscentos, sendo levada para as Minas Gerais nos anos setecentos. Portanto, essa festa NÃO pode ser confundida com as Congadas Cívicas de 13 de maio, surgidas somente ao final do Século XIX. 

Publicação de meu extinto site pessoal/1987, republicada em 26.01.2019

Meu nome é Tarcísio e nasci em Moema, aos 26 de junho de 1949. Em 1951, com menos de dois ano de idade, fui-me embora com a minha família, que se sumiu na poeira da rodovia, para Uberaba.

Alexandrina Barbosa da Silva, filha de Vitor Barbosa da Silva e Maria Antônia de Jesus (Souza), nasceu no Ribeirão, distrito de Santo Antônio do Monte-MG, a 22.11.1910. Casou-se com José Martins Basílio (Zé Jacó) com quem teve nove filhos, sendo que ainda esperava o caçula quando o marido faleceu em novembro de 1948, deixando-a com sete filhos vivos e o nascituro. 

Meu primeiro site, todo "feito à mão" por meus filhos, ficou completamente obsoleto e a tecnologia o tirou do ar. Tento, agora - dezembro de 2018 - recompor suas matérias que, com tanto carinho dediquei à minha querida Terra Natal, quando reencontrei minhas origens e me identifiquei como um ser humano brasileiro, mineiro do centro-oeste de Minas, com raízes na revoltosa Pitangui, último reduto paulista nas Minas Gerais.

Meu nome é Tarcísio e nasci em Moema, aos 26 de junho de 1949. Em 1951, com menos de dois anos de idade, fui-me embora com a minha família, que se sumiu na poeira da rodovia, para Uberaba.